CRISE DE 2008 … UM PRELÚDIO PARA O CAOS ?


A recente crise de 2008 será um prelúdio para o caos para humanidade?Será que as MEDIDAS TARDIAS APENAS FORAM para mascarar o gigantesco problema que ainda esta por vir … o atual valor do PIB ( Produto Interno Bruto) mundial oscila próximo de 80 trilhões de dólares mas a CIRANDA FINANCEIRA OSCILA nos dias de hoje em torno de MAIS DE 1.6 QUATRILHÕES DE DÓLARES (VINTE VEZES O PIB MUNDIAL) podemos ver que a falácia da autorregulação dos mercados financeiros novamente terá UM PREÇO MAIOR AINDA NESTE BOJO ...
liquidez excessiva;
excessiva alavancagem das instituições;
utilização de instrumentos financeiros complexos;
avaliação inadequada dos riscos inerentes.

O “MANTRA” DA FALÁCIA FINANCEIRA

“Preços de ativos financeiros e reais seriam complexos demais para uma autoridade monetária julgar quando haveria BOLHAS. “Exuberâncias irracionais seriam punidas pelo próprio mercado, sem maiores efeitos sobre o “LADO REAL” DA ECONOMIA.





O lado real da economia colocou as “VÍSCERAS” do neoliberalismo em sua falácia da LIBERDADE ECONÔMICA e a AUTORREGULAMENTAÇÃO DO MERCADO … mas a realidade foi completamente oposta como iremos EXPOR  … primeiro o contexto do desemprego da mão de obra no gráfico abaixo …

Elaboração própria de acordo com o Ipeadata


A percepção é clara em que os PAÍSES DESENVOLVIDOS como EUA , Alemanha e Japão tiveram afetados seus mercados nacionais de emprego em magnitudes diferenciadas  ...

  1. O caso alemão teve um pico de queda de MAIS DE 250% comparado o período de junho de 2009 com janeiro de 2007.
  2. No contexto japonês foi mais brutal com uma queda de mais de 700% comparado o período de março de 2009 com janeiro 2007.
  3. em vista dos EUA foi dentre os três países que teve o menor impacto  com uma queda de mais 110% comparado setembro de 2009 com janeiro de 2007, mas teve um repique em junho de 2010.
As tardias medidas anti cíclicas feitas NO BOJO DA CRISE amenizaram impactos de maior magnitude em que o gráfico acima demonstra  tanto para a Alemanha e o Japão tiveram mais ônus e o valor aportado apenas pelos EUA foram acima de QUATRO BILHÕES DE DÓLARES em diversas incursões financeiras desde agosto 2007 e o Reino Unido fez o aporte de mais de DOIS TRILHÕES DE LIBRAS ESTERLINAS no mesmo período dos EUA.

No aspecto da produção industrial e no estudo dos mesmo países  EUA, Alemanha e Japão as reações são de acordo com a magnitude e similaridade de   uma destas economias seja no escobo das escalas de produção como no âmbito da cultural local de cada economia que influência o contexto microeconômico, vamos ao fatos  ...

  1. A economia alemã dentre as três  foi teve um impacto de médio porte sendo sua economia começou a DESACELERAR EM UM RITMO inicialmente não abrupto mas no começo de 2009 o processo foi de ritmo preocupante  ...almejando um PICO DE QUEDA em março de 2009 de 20,90%.
  2. O aspecto singular da economia japonesa trouxe os dissabores da inercia em agir do governo japonês devido a crise econômica passada na década de 1990 e por ainda estar em recuperação o impacto da crise de 2008 TEVE MAIOR MAGNITUDE  ...  almejando um PICO DE QUEDA em março de 2009 de 34,8%.
  3. Os EUA por ser o gerador da crise e tentar amenizar seus impactos locais fez o uso de várias ações tanto no aspecto  financeiro e administrativo de ESTANCAR  suas ampliações sistêmicas  que foram em parte sanadas ... almejando um PICO DE QUEDA em junho de 2009 de 13,90%.
Irei inserir o próximo gráfico para destacar a falácia do NEOLIBERALISMO que busca a "liberdade econômica" como álibi de agir IMPUNEMENTE na farra da especulação fiananceira que infelizmente continua  ...

Elaboração própria de acordo com o Ipeadata

A similaridade cronológica entre estas três grandes economias desenvolvidas não é mero acaso pois seus entrelaços econômicos e políticos tem seus efeitos colaterais no bojo de uma crise a CONTAMINAÇÃO SISTÊMICA  apenas dependerá a sua magnitude será a AMPLITUDE  e quais impactos serão primeiros impactos sentidos na economia real ou financeira mas o PIOR DOS MUNDOS é quanto afeta mutuamente tanto a economia real e financeira  ... mas no caso de 2008 com as ações mesmo tardias o lado financeiro foi "oxigenado" e afetou o lado real da economia com "uma voracidade menor " como podemos os notar no gráfico acima que as economias iniciaram uma recuperação em pouco tempo,
Charge da internet da crise 2008

















Comentários

Postagens mais visitadas